quarta-feira, 9 de abril de 2008

As Telecomunicações e a Liberdade – Parte 1

Artigo originalmente publicado em 8 de Abril de 2008 no site VIDE - Vigilância Democrática.


A Visão das Telecomunicações

A idéia desta série de artigos é explicar para as pessoas o impacto da evolução das tecnologias de telecomunicação na sociedade moderna e suas conseqüências sobre a liberdade do indivíduo.

Para compreender bem em que contexto o desenvolvimento das novas tecnologias de telecomunicações acontece, precisamos, antes de mais nada, ter ciência a respeito das premissas que condicionam esse processo, as quais estão contidas em quatro itens relativamente simples, denominados “Visão das Telecomunicações”.

A Visão das Telecomunicações é, de fato, um ideal futuro que, como um farol, guia o desenvolvimento tecnológico. Todas as empresas e pessoas que trabalham na área de telecomunicações estão de certa forma realizando as suas tarefas diárias, por mais simples que possas ser, em função desta idéia maior que, em última instância, descreve o sistema ideal para os usuários de serviços de comunicação à distância.

A Visão das Telecomunicações tem quatro itens, ou quatro objetivos, os quais pretendem entregar para o usuário a comunicação à distância ideal, onde o usuário pode comunicar-se com qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer forma.

Cabe aqui uma explicação um pouco mais detalhada sobre esses quatro itens, afinal só assim entenderemos a relação destes quatro objetivos com a evolução dos sistemas de telecomunicações, e quais são exatamente as conseqüências advindas deste processo.



Comunicação de/para qualquer pessoa

Para facilitar a compreensão, vamos utilizar o exemplo de um sistema de telefonia celular. É certamente um bom exemplo, pois hoje, muita gente possui um celular e, se não, sabe muito bem o que é, suas vantagens e problemas.

As empresas que atuam no segmento telefonia celular, sejam operadoras, fabricantes de equipamentos ou prestadoras de serviço, querem fazer comunicação de qualquer pessoa para qualquer pessoa. Isso significa que, ao vender um telefone celular, as empresas que trabalham na área se empenham em possibilitar a comunicação do usuário com qualquer pessoa que também tenha um aparelho celular, ou até outro tipo de dispositivo, em outra rede que mantém alguma interoperabilidade técnica.

As empresas de celular também trabalham para possibilitar que qualquer pessoa possa comprar um dispositivo, mesmo porque, conquistando um maior número de clientes, a lucratividade aumenta, a escala possibilita diminuição de custos e novos modelos de negócios podem ser implementados. Uma das barreiras para o atendimento de um maior número de clientes é a capacidade dos sistemas, pois todo sistema de telecomunicações consegue dar vazão com qualidade para um certo número limitado de usuários. Por isso é fundamental que novas tecnologias, com maior capacidade sejam desenvolvidas. Outra barreira está no custo do serviço celular. Nos últimos anos vimos acontecer a diminuição dos custos das tarifas e aparelhos, com o aumento da acessibilidade aos serviços de telefonia móvel, garantindo avanços significativos na conquista de clientes. Para termos uma idéia, hoje temos cerca de 130 milhões de celulares no Brasil, sendo que, dez anos atrás, esse número não chegava a 15 milhões (estatísticas aqui).

Esse crescimento só foi possível com o trabalho intenso das empresas para reduzir custos, aumentar escala e desenvolver novas tecnologias que permitiram a disseminação do serviço de telefonia móvel da maneira como o conhecemos hoje. Certamente outros eventos foram fundamentais, incluindo os marcos regulatórios e a privatização do setor de telecomunicações, fundamentais para a criação de um ambiente dinâmico e competitivo no mercado brasileiro.

Comunicação em qualquer lugar

Outra meta a ser atingida pelas redes de telefonia celular é a comunicação em qualquer lugar. Esse é um item mais fácil de entender, afinal, todos nós já sofremos com o problema da falta de sinal, ou ainda, da falta de cobertura.

Toda rede celular é composta por equipamentos de transmissão em rádio-freqüência (RF) que possuem um certo alcance. Se a operadora não consegue, por motivos técnicos, operacionais ou financeiros colocar um número adequado de transmissores em uma determinada região, os usuários sofrerão o problema de falta de sinal. Você liga o seu celular e ele simplesmente não consegue uma conexão com a rede, ou porque o sinal da rede não chega até ele ou porque o sinal dele não chega até a rede.

Certamente as empresas de celular trabalham em função de melhorar a cobertura de suas redes e garantir a comunicação em qualquer lugar para os seus usuários.

Comunicação a qualquer hora

A terceira meta que abordo neste artigo é a comunicação a qualquer hora, ou seja, o celular funciona a qualquer hora que você quiser. Na nossa experiência como usuários de celular, provavelmente já tivemos também, o problema de quedas na rede, ou de problemas na rede, ou ainda de fim da bateria. Estes problemas acabam impossibilitando a comunicação na hora que a gente quer.

As empresas trabalham também para que os usuários tenham comunicação em qualquer lugar. Para isso precisamos de redes com maior disponibilidade (que não dão problema) e baterias com maior tempo duração, por exemplo.

Comunicação de qualquer forma

O quarto item é o qualquer forma, ou seja, realizar a sua telecomunicação de diferentes formas como: telefonia, mensagens de texto, imagens, vídeos, vídeo-conferência, etc.

Vemos nos últimos anos um esforço significativo no aumento de novos serviços. Os primeiros celulares analógicos possibilitavam apenas o serviço de telefone, ou seja, a única forma de telecomunicação era por voz. Com a evolução dos sistemas, a quantidade de serviços foram aumentando, sendo que hoje, são comuns os celulares que, além da voz, transmitem mensagens de texto, fotos, fazem download de jogos e vídeos, acessam a internet e os serviços WAP.

Para que a comunicação em qualquer forma se realize plenamente, precisamos de sistemas celulares com bandas mais largas, ou seja, com maior velocidade de transmissão. Os fabricantes de equipamentos e operadoras de serviço estão sempre realizando investimentos para melhorar a velocidade de transmissão com implantação de tecnologias mais eficientes, como é o caso do 3G (terceira geração celular).

Próximos passos do artigo

No próximo artigo explicarei de uma forma bem geral, as tendências tecnológicas que temos na construção das redes de telecomunicações. Na realidade, não abordarei detalhes sobre as tecnologias e de fato, farei apenas uma argumentação que explicará a necessidade da comunicação sem fio e a importância das comunicações ópticas.