sábado, 22 de março de 2008

Uribe é o cara

Artigo originalmente publicado em 08 de Março de 2008 no site VIDE - Vigilância Democrática.

Na última semana vários veículos da imprensa brasileira cobrem a “disputa” entre Uribe e Correa dando ênfase para a invasão do território equatoriano pela Colômbia. Isso de fato aconteceu. Mas eu ainda não vi ninguém falar que Correa tem ligações orgânicas com os narcotraficantes esquerdistas das Farc. As Farc são o caso mais evidente das relações do movimento de esquerda latino-americano com o crime organizado.

No vídeo abaixo, Uribe afirma que as Farc realizaram 40 ataques à Colômbia a partir do território equatoriano.



Obviamente que isto é uma violação da soberania da Colômbia. Fica evidente portanto, que a resposta colombiana aos ataques, é antes de tudo uma resposta à estas violações anteriores. Mas Uribe não deveria ter acionado o Equador para resolver o problema? Afinal as Farc estavam abrigadas em território equatoriano e caberia portanto a Correa resolver o problema.

Mas vejam mais esse outro vídeo:



Uribe mostra cartas que as Farc trocaram com Correa mostrando que o presidente equatoriano é um cínico mentiroso que se associou aos criminosos comunistas. Obviamente que como todo esquerdista quando colocado na parede, Correa tenta sair fora, mostrando toda a sua coragem e hombridade. Não sei se foi no banheiro descarregar a sua indignação, mas o fato é que retornou com a insistência de Uribe pela sua presença para ser confrontado com os fatos e se fosse o caso, retrucasse cara-a-cara.

A verdade é que Correa dançou, mas ninguém fala disso. O final foi realmente feliz, mas porque Correa e Ortega recuaram perante aos fatos apresentados. A Colômbia venceu uma batalha diplomática histórica, nem tanto pelo incidente em si, mas pela forma da argumentação. Uribe mostrou para todos como enfrentar a esquerda totalitária do Foro de São Paulo. É só mostrar a verdade mais óbvia: são criminosos. Uribe é o cara.