sábado, 22 de março de 2008

“Você sabe com quem está falando?” – Marta “Relaxa-e-Goza” ataca novamente

Artigo originalmente publicado em 22 de Março de 2008 no site VIDE - Vigilância Democrática.

A frase do título nos remete a história do riquinho que usa sem pudores, a autoridade conferida a si através de outros. Realmente, não foi exatamente essa a frase que Marta “Relaxa-e-Goza” Suplicy disse para os passageiros do vôo 455 da Air France. Porém, o que aconteceu na terça-feira passada mostra que o Brasil está longe de enterrar a empáfia da burocracia estatal e a cultura da carteirada. No Blog Radar de Lauro Jardim, é narrado que “Marta respondeu que, no Brasil, para as autoridades não valem as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns”. Marta respondia aos passageiros revoltados do vôo que acharam errado que ela e seu marido da classe executiva tivessem o privilégio de não serem revistados pela Polícia Federal. Vejam só… Como na Revolução dos Bichos de George Orwell, todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

Marta é um retrato fiel e explícito da alma petista. Se acha superior aos outros e a sua luta por princípios de igualdade termina quando melhor lhe convém. Eu conheço petistas que não gostam da Marta pois acham que ela é uma espécie de burguesa vestida de petista. Mas Marta não é exatamente isso. Ela é igual a todos os petistas. Ela se acha acima do cidadão comum e quando um privilégio lhe é concedido, o exerce sem culpa.

Os outros petistas são assim também. Inclusive aqueles que chamo de “petistas pés-sujos”. São os pés-sujos que acham Marta burguesa. São tipos comuns nos cursos de pós-graduação. Alguns deles são eternamente pós-graduandos e gostam do cheiro de gordura do bandejão universitário. Mas mesmo aqueles que conseguem um doutorado e um bom emprego, andam com roupas rasgadas, fazendo cara de coitado e externando toda a sua pretensa humildade. Acham que a ofensa visual os tornam melhores que os outros. Nós temos que agüentar quietos e com os narizes tapados. Eles não admitem, mas são como a Marta. Se acham superiores a nós, só que, ao contrário, escondem a sua soberba na degradação do seu próprio ser, como se, o cheiro ruim fosse de alguma forma sensibilizar os outros.

Marta e os pés-sujos têm a mesma certeza na vida: são superiores a todos nós, os “burgueses”. Duvida do que estou falando? Dê poder para um deles. Dê a esses indivíduos o poder de canetar a sua vida e verás o pior dos corruptos. Alguém que se acha superior aos outros rouba, frauda e tunga sem nenhum remorso. Acha que pode, pois luta por algo superior. Luta por uma causa que nós, os pequenos e insignificantes “burgueses” nunca entenderemos. Marta sempre disse defender a causa dos pobres. Lula foi um pé-sujo até que Duda Mendonça entrou em sua vida. Matilde, Tarso Genro, Olívio Dutra, Ideli e Mantega são iguais. Dizem lutar por uma sociedade justa. Se auto-proclamam os defensores do povo e isso lhes dá o aval para fazer o que é necessário.

Mas nem tudo está perdido. De vez em quando acontece algo que nos lava a alma. Como narra Lauro Jardim em seu Blog:O comandante do Boeing 777 saiu do avião, chamou a segurança e disse que não decolaria até que todos os passageiros passassem suas bagagens de mão pelo raio X. Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e dignou-se fazer o que o comandante pediu”. Porém não é hora de comemorar, mas de se preparar. Esquerdista que é esquerdista não deixa barato.